Entra ano, sai ano, e um assunto que não sai de moda é a gestão financeira. Fala-se sobre os controles e processos necessários para manter a saúde financeira da empresa, a fim de garantir o cumprimento de obrigações e planejamento dos investimentos. Mas também é importante que os gestores conheçam as ferramentas utilizadas para acompanhar o resultado de perto e com agilidade. Com o uso de novas ferramentas e tecnologia, o processo de gestão financeira se torna muito mais simples.
Acompanhe o mercado desde o começo
Assim como as máquinas industriais evoluem e requerem atualizações, os sistemas que controlam as informações não ficam para trás. Pode-se até mesmo dizer que evoluem em um nível até mais rápido e avançado.
Muitas empresas que antes se limitavam ao uso do sistema ERP ou planilhas, agora percebem suas limitações quando precisam de dados estratégicos e até operacionais. Partindo então para plataformas digitais que aplicam análises dedicadas exclusivamente ao setor financeiro, não isolando-o do restante das áreas. Porém, cruzando diferentes dados para obter visões significativas. Tudo isso com o intuito de transparecer os dados através da facilidade no uso e exibição clara, com acesso, inclusive, no smartphone.
Engana-se quem pensa que a utilização dessas plataformas é indicada para empresas médias e grandes apenas. Existem soluções para todos os portes, inclusive para aquelas que estão começando. Com opções que atendem à demanda inicial e acompanham o crescimento, com investimento proporcional ao seu uso.
Isso faz com que os gestores possam gerenciar todo o panorama financeiro e também detalhar as naturezas de operação, otimizando o tempo e as atividades do dia a dia, já que em pequenas empresas comumente uma mesma pessoa acumula diferentes funções.
Lembre-se: acompanhar somente as entradas e as saídas não é o suficiente em um mercado altamente competitivo como o atual, que exige respostas rápidas, novas projeções a cada semana, e já apresenta predominância digital em diversos processos. O que pode parecer complexo e difícil está sendo simplificado pelo trabalho de plataformas dedicadas à gestão financeira, centralizando todas essas informações.
Automatize a gestão dos seus dados!
Acompanhe a perfomance da sua operação comercial com clareza e rapidez com uma plataforma low-code.
Utilize a tecnologia a seu favor
No âmbito pessoal, surgem novas soluções para o controle monetário quase que diariamente. Já para as organizações, boas alternativas, com recursos modernos e realmente úteis, vêm se destacando no mercado. Chamados de plataformas, esses sistemas inteligentes disponibilizam análises embarcadas de conhecimento de negócio voltado à gestão financeira, ou seja, não analisam apenas informações do ERP, mas também dados bancários, planilhas auxiliares, redes sociais e demais fontes, o que é necessário para se ter uma visão sólida e confiável.
Utilizar uma plataforma de análise permite que o gestor acompanhe a saúde financeira de perto, e não só isso. Como seu foco é exclusivo em questões do dia a dia, possibilita analisar o todo, como fluxo de caixa diário, semanal e mensal, PMR (prazo médio recebimento), PMP (prazo médio pagamento), inadimplentes, títulos a pagar e receber, projeções, prazos concedidos e realizados.
É devido a esse grau de profundidade que as plataformas estão se popularizando rapidamente, pois além de aplicar inteligências, possuem recursos de monitoramento e envios automáticos. Automatizando processos e possibilitando a monitoração de indicadores e enviando notificações quando algum parâmetro está fora do normal.
Gestão financeira: SOS financeiro
As empresas buscam alternativas que solucionem seus problemas de negócio cotidianos. Ideias mirabolantes e fábricas de sonhos não estão na pauta de nenhum gestor financeiro.
Seriedade, objetividade e segurança são os pilares de toda e qualquer gestão financeira. É por meio desses princípios que se mantém o foco para garantir o fluxo normal, além de reservar verbas para momentos de emergência e angariar fundos para investimentos futuros.
Portanto, desenvolva uma cultura orientada por dados, eles são a base para tomada de decisão correta em situações de risco e incerteza. Não se limite ao comum, busque recursos tecnológicos para auxiliá-lo na gestão financeira de sua empresa.