Autenticação de dois fatores traz mais segurança à plataforma BIMachine

Utilizada para aumentar a segurança dos usuários e dos dados, a autenticação de dois fatores está cada vez mais presente na rotina das empresas. Também conhecido como 2FA (two-Factor Authentication), o processo dá aos negócios maior capacidade de acompanhar a movimentação de dados e de combater os cibercriminosos, questões as quais a BIMachine está atenta e desenvolveu proteções em sua plataforma.

Em uma era onde tudo é instantâneo, ter mais uma etapa no processo de login pode parecer perda de tempo. No entanto, este movimento evita problemas muito maiores no futuro.

De acordo com o relatório “2023 Data Breach Investigations Report”, gerado pela Verizon, sociedade estadunidense especializada em telecomunicações, mais da metade das violações de dados mundiais acontecem pela ausência de camadas de proteção e senhas vulneráveis.

Cerca de 74% dos acessos indevidos incluem o elemento humano que está presente desde o início do processo.

Ou seja, são pessoas envolvidas no uso indevido de credenciais ou mesmo roubo de senhas.

“Com o 2FA a plataforma realiza um passo a mais na hora de autenticar o usuário a fim de confirmar a sua identidade através de um meio externo. Desta forma, garante que a tentativa de acesso realmente está sendo feita pela pessoa portadora do usuário”, explica o head de produto da BIMachine, Marcel Kober. 

Qual a importância da autenticação de dois fatores?

É comum que as pessoas utilizem senhas consideradas fracas para memorizar facilmente seus acessos. A maioria aposta em datas de aniversários, nome dos filhos ou mesmo sequências numéricas óbvias, como “1234”. 

Mesmo quando a senha é forte, sendo gerada automaticamente pelos sistemas, muitos costumam compartilhar os acessos para cobrir ausências de colegas, férias, ensinar novos funcionários e evitar a aquisição de novos usuários nas plataformas pagas. 

Todas essas ações colocam em risco a segurança dos dados dos clientes e da empresa, afinal, qualquer falha na segurança digital pode representar danos irreversíveis ao patrimônio dos negócios.

Com a verificação em duas etapas, mesmo que alguém possua o usuário e senha do titular, não será possível acessar os sistemas em outro dispositivo sem o código temporário enviado por e-mail ou SMS (esta última opção estará disponível em breve no BIMachine). 

Inclusive, para quem conecta com frequência diferentes aparelhos e tem ativa a autenticação em seu Instagram ou contas do Google, por exemplo, já deve estar familiarizado com este processo. Outros sites e aplicativos onde esta técnica de segurança é utilizada são:

  • Airbnb
  • Amazon
  • Apple
  • Dropbox
  • Evernote
  • Facebook
  • LinkedIn
  • Microsoft
  • PayPal
  • Twitter
  • WordPress

LGPD e a importância da autenticação de dois fatores

Ao lidar com dados sensíveis de clientes, as empresas têm a obrigação de garantir a segurança dos dados. Desde o momento da coleta até o armazenamento e processamento das informações.  

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) é uma das normativas que “define regras para empresas, públicas ou privadas, sobre a coleta, uso, armazenamento e compartilhamento de dados sensíveis e pessoais” (Sebrae). 

Com a autenticação de dois fatores, as empresas atendem as necessidades da LGPD, bem como o cumprimento do Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (GDPR). Este último, inclui o 2FA como uma das principais medidas técnicas para situações de alto risco de vazamento de dados.

Como ativar o 2FA na plataforma BIMachine

Ao fazer login em um dispositivo diferente do habitual, o usuário receberá por e-mail um código alfanumérico, ou seja, composto por letras e números. Basta adicionar a combinação no campo de verificação para o acesso ser liberado. 

O código expira em 15 minutos. Por isso, a cada nova tentativa de acesso em dispositivos diferentes, o usuário precisará adicionar uma nova chave.

“A autenticação de dois fatores é a combinação de dois componentes diferentes. No caso da BIMachine, é a senha definida pelo usuário e um código de 6 dígitos alfanuméricos” (Base de Conhecimento BIMachine).

Em poucos minutos o usuário terá muito mais segurança e evitará que seus dados vazem.

Posts Relacionados

Open chat
Precisa de ajuda?
BIMachine
Olá,
Como podemos lhe ajudar?