BIMGateway a tecnologia que promete ir além do VPN

Não é de hoje que as empresas utilizam a tecnologia da rede VPN (sigla em inglês para Redes Privadas Virtuais) para conectar um grupo de computadores e manter a segurança dos dados que trafegam entre eles. Mas será que esta é a melhor forma de lidar com as suas informações? 

Pensando nisso, a BIMachine criou o BIMGateway, um agente extrator de dados que opera diretamente na rede local, por meio de criptografia, para conectar redes empresariais e evitar processos complexos.  

O que é o VPN?

O VPN ficou bastante conhecido durante a pandemia, apesar de existir a quase três décadas. Entre suas funções, a tecnologia se destaca por ser uma espécie de “túnel criptografado” para passagem de dados. O que garante maior proteção contra criminosos cibernéticos, durante a troca de informações entre diferentes redes.

Ou seja, é possível acessar remotamente os dados da empresa de qualquer lugar, de maneira rápida e segura, sem que haja interferências externas.

Mas, se você já experimentou o VPN, ou mesmo o utiliza no dia a dia, sabe que há certa complexidade para conectar e manter a estabilidade entre as redes. Características que atrapalham o desempenho dos negócios, deixam os aplicativos lentos e intensificam os erros de configuração.

Como o BIMGateway pode ajudar?

Um dos  grandes desafios da BIMachine, como plataforma de Business Intelligence (BI), é possibilitar a conectividade da plataforma com a maior fonte de dados possíveis, estejam eles disponíveis por API ou bancos. 

Diante deste cenário, o BIMGateway vem para garantir uma conexão mais estável e segura com a ferramenta de BI. “Atualmente as empresas possuem protocolos bem rigorosos de segurança (e devem ter), fazendo com que o acesso direto ao banco de dados não seja viável”, explica o head de desenvolvimento da BIMachine, Everton Lenz. 

“Mediante o uso do BIMGateway, esse acesso é facilitado com segurança, pois utilizamos mecanismos de criptografia para fazer a transferência de dados. Ele vai ser um instalador desenvolvido pela BIMachine que se comunica apenas com a nossa plataforma”, destaca.

Assista ao lançamento do BIMGateway

Facilidade de instalação nas empresas

Hoje as empresas têm os dados em armazenamento local ou em nuvem, mas cada uma possui um mecanismo próprio para disponibilizar tais informações. Esse processo de extração depende de uma série de passos que envolvem equipes de TI ou mesmo de pessoas externas.

O BIMGateway chega para simplificar o processo sem a necessidade de movimentar equipes para liberação de portas com regras específicas de conexão. 

“A ideia é que não seja necessário pessoas técnicas operando esse processo. A ferramenta foi feita da forma mais simplificada possível para que todos os usuários possam instalar, sem erros”, afirma Everton.

Quem pode utilizar o BIMGateway?

A iniciativa de criar esta nova tecnologia veio ao encontro da necessidade dos clientes da BIMachine, que possuem dois perfis:

  • Cliente 1: possui uma infraestrutura buscavam utilizar a VPN para garantir a segurança e regras de navegação e infraestrutura.
  • Cliente 2: não possui uma infraestrutura robusta, nem mesmo um IP fixo na rede para criar as regras de conectividade com a BIMachine.

“Estes dois extremos que acabaram nos levando a criação do BIMGateway, para que possamos atender tanto esse cliente que necessita manter uma segurança de conectividade e manter as regras locais, quanto aquele que tem um cenário mais simplificado e precisa, de alguma forma, fazer a sua infraestrutura ficar visível para o BIMachine” explica o head de produto da BIMachine, Marcel Kober.

Como instalar o BIMGateway?

O serviço está disponível para Windows e Linux, este último ainda em critério de desenvolvimento. Para instalá-lo basta que o usuário administrador acesse a conta da BIMachine, vá no gerenciamento do ambiente e entre na seção dados e integrações. 

Em seguida, clicar no botão + (mais), localizado no canto superior esquerdo, ao lado do título da seção. Um passo a passo será aberto com todas as instruções de instalação.

Posts Relacionados

Open chat
Precisa de ajuda?
BIMachine
Olá,
Como podemos lhe ajudar?