O Grupo Verdes Vales, uma das dez maiores concessionárias da John Deere no Brasil, adotou o BIMachine para otimizar processos de gestão. O projeto iniciou por três áreas fundamentais para o negócio: faturamento, financeiro e peças. Em paralelo, a empresa também toca a implementação do BIMachine Planning, voltado à gestão e execução orçamentária.
Em poucos meses de uso do BI, a companhia já nota resultados. “Nossa alta gestão recebe, hoje, resultados de faturamento e posições do panorama financeiro de hora em hora. Algo que antes seria impensável, já que os departamentos financeiro e contábil faziam estes levantamentos de forma manual”, conta gerente de TI do Grupo, Giuliano Forgiarini.
“Também ganhamos em padronização e confiabilidade da informação, já que o processo automatizado é muito mais produtivo, assertivo e fidedigno do que a montagem de planilhas”, complementa.
Na área de peças, os benefícios também são notados. Conforme Forgiarini, o monitoramento sobre este setor é crítico para a operação, já que é visto como ponto de alta relevância pela fabricante John Deere.
Com o BI, a Verdes Vales mantém olho vivo sobre indicadores como gestão, estoque e metas de venda neste departamento.
Já na parte de planejamento orçamentário, o Planning está em implantação, e as expectativas são as melhores possíveis.
“Esperamos contar com um sistema efetivo de gestão de execução orçamentária. A mudança do processo manual para o Planning deverá trazer mais produtividade e agilidade ao processo”, detalha o gerente de TI.
Isto porque o BIMachine Planning auxilia no planejamento orçamentário e ajuda as empresas na criação da cultura de uso das análises e indicadores para agilizar processos.
Com o Planning é possível, por exemplo, produzir orçamentos por loja, por categoria de produto, por item e diversas outras parametrizações.
Com isso, a visão da empresa sobre seu orçamento torna-se muito mais abrangente e qualificada, tornando mais ágil a tomada de decisões.
Conforme Forgiarini, ao buscar uma ferramenta para melhorar a gestão, a Verdes Vales optou pelo BIMachine por conta da vasta expertise da empresa. Característica demonstrada em diversos casos de sucesso junto a clientes dos mais diversos segmentos.
“Avaliamos a ferramenta, conhecemos os casos. Tendo em vista tudo o que tivemos conhecimento sobre a BIMachine, nossas expectativas são as melhores possíveis”, afirma Forgiarini.
Automatize a gestão dos seus dados!
Acompanhe a perfomance da sua operação comercial com clareza e rapidez com uma plataforma low-code.
“Além disso, de todas as soluções que estudamos no mercado, avaliamos o BIMachine como o melhor custo-benefício, visto as possibilidades que entrega”, acrescenta.
O CEO da BIMachine, Douglas Scheibler, destaca que uma destas possibilidades é a de criação de análises a partir das mais diversas fontes de dados do Grupo. O que inclui o sistema de gestão DNS, ao qual o BI foi integrado, visando otimizar processos de gestão.
“É uma satisfação contar com mais esta organização, tão relevante para seu segmento no Brasil, em nossa base. É isso o que nos motiva a seguir investindo em uma plataforma que, cada vez mais, se volta a cultivar, dentro das empresas, a formação da cultura Data Driven tão demandada em tempos de Transformação Digital”, finaliza.
No mercado desde 2001, a Verdes Vales é distribuidor exclusivo para linha de construção da marca John Deere, além de trabalhar como concessionário no segmento agrícola da parceira. Com 19 anos de fundação, a companhia possui 17 lojas e emprega mais de 400 colaboradores, que atendem a mais de 200 cidades no Rio Grande do Sul.
A organização é também distribuidora do Grupo Wirtgen, líder mundial em construção de estradas, e representante das marcas Wirtgen, Ciber, Hamm, Vögele, Benninghoven e Kleemann.
O portfólio do Grupo é composto, ainda, pela distribuição de pneus Continental para as áreas de carga e passeio e pneus Titan para o setor agrícola.